Programa do mês
22. Missão 18 - 28 abril a 4 maio
Desafio - Cria, numa aplicação à tua escolha, uma lista com 10 coisas que te fazem sorrir. Podes guardar, imprimir, colocar no teu telemóvel ou no computador mas encontra forma de colocar essa lista num local que vejas diariamente e sorri! :)
Também podes colocar no teu portfólio digital.
Faz o teu dia feliz!
21. Formulário - 2ª etapa
https://forms.office.com/e/fPp5CmCRc9
Faz o teu dia feliz!
20. Interrupção letiva - 3 a 9 fevereiro
Aproveita a pausa para:
- Proteger e desfrutar da Natureza;
- Desfrutar de atividades culturais como teatro, música, dança, etc;
- Ler, um ou mais, livros ao teu gosto e ritmo;
- Experimentar, uma ou mais, atividades desportivas novas.
Enquanto não vais de férias, redescobre a biblioteca da nossa escola, podes requisitar livros para ler na interrupção letiva. Em alternativa também tens a Biblioteca Municipal de Loures que está tão perto.
Sê feliz!
19. Semana 17 - 27 janeiro a 2 fevereiro
Missão 17 - Aprender a cozinhar
Cozinhar pode ser divertido e fazê-lo em família é ainda melhor.
O tema do desafio da semana é cozinhar em família.
Fica a sugestão de fazeres um lanche saudável para levares para a escola. Assim, ganha a saúde, poupas dinheiro e consegues ser mais pontual nas aulas.
5º Ano
Individual
- Escreve a receita de uma coisa deliciosa que a família fez em casa. Pode ser a tua refeição favorita, um lanche saudável para levar para a escola, um bolo saudável ou o teu preferido, uma salada que tenhas ajudado a preparar, etc.
- O objetivo é treinar a escrita no teclado do computador.
- Escreve o texto da receita no seguinte formulário https://forms.office.com/e/MqFSHy1q7B , que podes fazer na biblioteca da escola.
7º Ano
Individual ou em grupo
- Pesquisa na Internet a receita da tua comida favorita. Usa os motores de pesquisa Google, Sapo, Bing e Yahoo, de acordo com o que tens aprendido. Compara os resultados que tiveste, nos vários motores de busca, também com a receita que a tua família costuma fazer.
- Tendo em conta o que aprendeste nas tuas pesquisas, cria algo a teu gosto, na aplicação que quiseres, onde falas sobre a receita da tua comida favorita.
- Guarda o trabalho na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de usar os recursos da mesma. Deves utilizar, no mínimo, uma imagem e sê criativo (a). Experimenta e diverte-te!
9º Ano
Individual ou em grupo
Opção A:
- Cria um pequeno vídeo, com recurso ao Capcut ou outra aplicação à tua escolha, onde ensinas como fazer um lanche saudável, algo que possa ser feito por uma criança sozinha ou em família, para levar para a escola.
- Podes facultar a receita.
- Não há duração mínima nem máxima mas preferencialmente curto.
- Guarda o mesmo na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de adicionar som, imagens, clips de vídeo, fotos, gifs, stickers, transições. Diverte-te!
Opção B:
- Cria uma montagem (colagem) fotográfica, com o Capcut ou outra aplicação que desejares, de algo que tenhas preparado em família.
- Guarda o mesmo na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de experimentar e usar os recursos existentes. Diverte-te!
Opção C:
- Pesquisa na Internet sobre algo que queiras aprender a cozinhar. Usa os motores de pesquisa Google, Sapo, Bing e Yahoo, de acordo com o que tens aprendido. Compara os resultados.
- De acordo com o que aprendeste nas tuas pesquisas, cria algo a teu gosto, na aplicação que quiseres, onde falas sobre o queres aprender a cozinhar.
- Guarda o trabalho na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de usar os recursos da mesma. Experimenta e diverte-te!
18. Semana 16 - 20 a 26 janeiro
Missão 16 - Aceitar todos os gostos
Vamos descobrir um pouco mais sobre ti e os teus colegas?
17. Semana 15 - 13 a 19 janeiro
Missão 15 - Aprender com alguém mais novo
16. Semana 14 - 6 a 12 janeiro
Missão 14 - Convidar quem está sozinho para brincar e/ ou conversar
15. Interrupção letiva - 23 dezembro a 5 janeiro
Aproveita a pausa para:
- Proteger e desfrutar da Natureza;
- Desfrutar de atividades culturais como teatro, música, dança, etc;
- Ler, um ou mais, livros ao teu gosto e ritmo;
- Experimentar, uma ou mais, atividades desportivas novas.
Enquanto não vais de férias, redescobre a biblioteca da nossa escola, podes requisitar livros para ler na interrupção letiva. Em alternativa também tens a Biblioteca Municipal de Loures que está tão perto.
Sê feliz!
14. Semana 13 - 16 a 22 dezembro
Missão 13 - Colaborar para proteger espécies em risco e/ ou em extinção
- Sabes quais são as espécies em risco e/ou extinção em Portugal? E no resto do mundo?
- Conheces algumas instituições em Portugal que ajudam estes animais?
- Será que conheces a importância e o papel dos insetos polinizadores em Portugal e no resto do mundo?
- Sabias que podes ajudar a salvar os insetos polinizadores com algumas coisas relativamente simples?
- Podes criar um jardim ou horta em casa;
- Se tiveres interesse, podes contribuir para criar/ ajudar a manter o jardim e/ ou horta da nossa escola. Podes fazer algo individualmente ou em grupo na turma e, se fizer sentido para ti, podes debater a viabilidade disso com o (a) DT / o(a) docente de Ciências e também de TIC.
- Podes criar bebedouros para borboletas;
- Podes fazer hotéis de insetos;
- Podes construir abrigos para aves.
Podes fazer isso e muito mais, o céu é o limite!
O desafio desta semana é que contes aos teus familiares/ tutores ou aos teus amigos o que descobriste sobre os insetos polinizadores e, se for possível e do teu agrado, vai descobrir o hotel de insetos que se encontra nos jardins do Museu do Traje ou em outro local do distrito de Lisboa.
Se ficaste intrigado com este tema, podes dar uma vista de olhos no seguinte:
- Vídeo 3:07 "Está aberto o hotel para insetos" - https://ensina.rtp.pt/artigo/esta-aberto-o-hotel-para-insetos/ ;
- Vídeo 27:12 "Como ajudar os insetos polinizadores" - https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7774/e548373/estudo-do-meio-e-cidadania-1-ano ;
- Artigo "Como criar jardins para borboletas" - https://gulbenkian.pt/jardim/read-watch-listen/como-criar-jardins-para-as-borboletas/ ;
- Artigo "Como criar um jardim de borboletas em sua casa" - https://urbangreen.store/pt-pt/como-criar-um-jardim-de-borboletas-em-sua-casa/ .
13. Semana 12 - 9 a 15 dezembro
Missão 12 - Diferença entre amor e posse - Construir relações saudáveis e assertivas
12. Semana 11 - 2 a 8 dezembro
Missão 11 - Fazer sorrir os outros
Reflete nos seguintes itens:
- Hoje já sorri?
- Consigo encontrar motivos no meu dia-a-dia para sentir gratidão e sorrir?
- Consigo encontrar algo de positivo e sorrir independentemente do que acontece na minha vida?
- Será que as minhas ações e palavras fazem com que os outros se sintam bem ou mal?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, faças sorrir as pessoas ao teu redor, em especial:
- os teus pais ou tutores;
- os teus amigos;
- alguém que vejas que está triste.
Não precisas de fazer piadas nem de fazer cócegas a alguém. :) Experimenta ser gentil, dizer algo de positivo, valorizando o outro e observa como sorri.
11. Semana 10 - 25 nov a 1 dezembro
Missão 10 - Partilhar tarefas com alegria
Reflete nos seguintes itens:
- Será que gosto muito de fazer tudo à minha maneira e nem sempre me apercebo que há outras pessoas que também podem fazer a tarefa com sucesso?
- Será que comunico de forma positiva e assertiva e consigo delegar tarefas?
- Será que consigo partilhar tarefas com facilidade e alegria?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, que nos trabalhos de grupo que tens para fazer:
- comuniques de forma clara e assertiva as tarefas que cada um tem e os prazos das mesmas;
- te coordenes com tolerância, paciência e firmeza com todos os membros do grupo;
- verbalizes as tuas expetativas e receios em relação a todas as etapas dos trabalhos;
- sejas realista e te comprometas a aceitar apenas as tarefas que tens capacidade para cumprir;
- organizes o teu tempo, faças as tuas tarefas com atenção plena e cumpras os prazos.
10. Semana 9 - 18 a 24 novembro
Missão 9 - Transmitir positividade
Reflete nos seguintes itens:
- Será que as coisas que digo contribuem de forma positiva na minha vida e dos que me rodeiam?
- Será que comunico de forma positiva e assertiva?
- Se tenho de dizer algo que não é favorável, será que faço uma crítica construtiva?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, escrever uma mensagem positiva a, pelo menos três pessoas, que fazem parte da tua vida (família, colegas, amigos).
Desafio 2
Usando a aplicação VideoGen, que encontras em https://videogen.io/ , cria um vídeo com uma mensagem positiva, com recurso à inteligência artificial. Segue os passos:
1) Cria um utilizador (Sign up);
2) Confirmar o email e entrar no site;
3) Botão vermelho "Generate a video";
4) Opção "Rhyming Poem" no Choose a Template;
5) No campo "Outline your video" escreve "mensagem positiva";
6) Botão vermelho "Generate script";
7) No campo "Edit your script" aceita o que o narrador de inteligência artificial gerou assim como as restantes configurações. É só carregar em "Continue" e depois em "Generate Video".
8) Agora carrega no botão Play e se gostaste, podes guardar carregando no botão download. Se gostaste, podes partilhar com os teus pais ou tutores.
Faz o teu dia feliz!
Respirações:
2ª: Flor / 3ª: Árvore / 4ª: Montanha / 5ª: Coração
6ª: Abraço / sáb.: Chuva/ dom.: Pássaro
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
9. Semana 8 - 11 a 17 novembro
Missão 8 - Olhar para mim com amor e redescobrir como sou especial e talentoso
Reflete nos seguintes itens:
- Será que olho para mim com amor?
- Será que tento agradar aos outros porque não gosto de mim e tento compensar isso?
- Será que já descobri todos os meus talentos?
- Será que encontro tempo para fazer as coisas que gosto e sou bom?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, pega num post-it e escreve lá:
- Eu já sou Especial,
- Preenche o resto com teus 3 maiores talentos (podes escrever quantos desejares).
- Cola-o num espelho e, sempre que sempre que olhares para ele, relembra-te como és talentoso.
Desafio 2
Vamos criar uma nuvem de talentos. Cada aluno vai contribuir com o seu maior talento.
Respirações:
2ª: Pássaro / 3ª: Abraço / 4ª: Árvore / 5ª: Chuva
6ª: Montanha / sáb.: Flor/ dom.: Coração
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
8. Semana 7 - 4 a 10 novembro
Missão 7 - Ajudo a encontrar soluções
Reflete nos seguintes itens:
- Qual é a primeira reação quando as coisas não correm como quero ou espero?
- Essa reação ajuda-me a resolver o problema?
- Será que me foco no problema, stresso e fico encravado naquela situação?
- Será que aceito os obstáculos como oportunidade de crescimento e foco-me em encontrar soluções?
- Sou persistente e continuo até alcançar o meu objetivo ou fico frustrado e desisto à menor contrariedade?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, sempre que tiveres uma situação que consideres difícil :
- pára,
- respira,
- lembra-te que tu consegues alcançar tudo a que te propões;
- foca-te em fazer uma lista com até 3 soluções para o teu problema;
escolhe uma das alternativas que encontraste e implementa-a.
Podes aplicar isto em todas as áreas da tua vida, na tua relação com os teus colegas e amigos, etc., na realização das tuas tarefas diárias, nos estudos...
Desafio 2
A nossa escola enfrenta vários desafios. Na tua opinião, lista os 3 maiores problemas com que te deparas no teu dia-a-dia e propõe, pelo menos, 1 solução para cada um deles. Envia-me essa lista para o email maria.teresa.mesquita.viana@aelsm.org.
As tuas escolhas fazem com que cries o teu caminho. Inspira-te! O impossível é apenas o que ainda não foi feito!
Respirações:
2ª: Pássaro / 3ª: Abraço / 4ª: Árvore / 5ª: Chuva
6ª: Montanha / sáb.: Flor/ dom.: Coração
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
7. Semana 6 - 28 out a 3 novembro
Missão 6 - Redescobrir pontos fortes em mim e nos que me rodeiam
Reflete nos seguintes itens:
- Quais as maiores qualidades que tenho em termos de personalidade?
- Quais os meus talentos?
- As coisas em que sou bom ou tenho mais facilidade a fazer são aquelas que me dão mais prazer?
- Todos temos pontos fortes e fracos e ninguém é perfeito. Se olhares com amor, atenção e positividade, consegues encontrar facilmente os pontos fortes dos que te rodeiam e também os teus...
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, fazeres uma lista com:
- os teus 5 pontos mais fortes;
- os 2 maiores pontos fortes dos teus pais ou tutores;
- os 2 maiores pontos fortes do teu melhor amigo;
- os 2 maiores pontos fortes do teu professor favorito.
Inspira-te com os exemplos positivos dos que te rodeiam e conquista os teus sonhos. Lembra-te que o impossível é apenas o que ainda não foi feito!
Respirações:
2ª: Chuva / 3ª: Montanha / 4ª: Flor / 5ª: Árvore
6ª: Pássaro / sáb.: Coração/ dom.: Abraço
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
6. Semana 5 - 21 a 27 outubro
Missão 5 - Ouvir o outro
Reflete nos seguintes itens:
- Deixo o outro falar até ao fim antes de começar a falar ?
- Se tenho um conflito ou diferença de opinião com alguém, ouço o outro até ao fim e procuro resolver tudo de forma calma e assertiva?
- Será que em sala de aula, contribuo para que haja um ambiente calmo e harmonioso, que facilite a aprendizagem para todos os alunos, e que ouço o(a) professor(a) até ao fim?
- Será que ouço e respeito as opiniões dos outros?
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, ouvires até ao fim, os teus tutores, professores e colegas e depois então diz o que pensas.
Respirações:
2ª: Árvore / 3ª: Coração / 4ª: Chuva / 5ª: Pássaro
6ª: Flor / sáb.: Abraço/ dom.: Montanha
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
5. Semana 4 - 14 a 20 outubro
Missão 4 - Conhecer e valorizar costumes diferentes
Os hábitos e costumes diferem de uma família para a outra. Essas variações podem ter várias causas desde a influência do local onde nasceram, onde viveram e também o contacto com outras famílias e costumes.
Reflete nos seguintes itens:
- Consigo colocar-me no lugar do outro?
- Será que acho que a minha maneira de fazer as coisas é sempre a mais acertada?
- Observo as outras pessoas ao meu redor e aprendo maneiras diferentes de fazer as mesmas coisas?
- Quando vejo algo diferente do que eu e a minha família fazemos, acho sempre que está errado?
- Gozo e/ou olho fixamente quando vejo alguém vestido de forma diferente da minha ou que estou habituado e que gosto?
- Aceito e respeito os costumes de todos os que me rodeiam, seja qual for a sua raça, etnia, nacionalidade, religião, etc.?
- Consigo valorizar os costumes diferentes dos meus?
- Será que em sala de aula, contribuo para que haja um ambiente calmo e harmonioso, que facilite a aprendizagem para todos os alunos, e que valorizo os costumes diferentes dos meus?
- Como me sentiria se fosse excluído por ter costumes diferentes?
- Como me sentiria se fosse gozado e/ou maltratado por ter costumes diferentes?
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, conheceres melhor, pelo menos, três pessoas que têm gostos e hábitos diferentes dos teus. Pode ser alguém:
- oriundo de outra região ou país;
- com uma faixa etária diferente da tua e/ou das pessoas com que lidas diariamente;
- com uma religião diferente da tua ou até ateu;
- de uma raça ou etnia diferente da tua;
- alguém que tenha gostos e hábitos diferentes dos teus (na música que ouve, no que lê, come, como se veste, a falar ou até nas outras atividades extracurriculares que faz).
Respirações:
2ª: Montanha / 3ª: Chuva / 4ª: Pássaro / 5ª: Abraço
6ª: Coração / sáb.: Árvore / dom.: Flor
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
4. Formulário - 1ª etapa
Tiveste a oportunidade de realizar 3 missões e as 7 respirações conscientes com a professora Isabel Fernandes.
Preenche o formulário https://forms.office.com/e/G7FTvpuX9m para fazer um ponto de situação mensal.
É muito rápido.
Gratidão!
3. Semana 3 - 7 a 13 outubro
Missão 3 - Ajudar alguém com alguma dificuldade na aprendizagem
Reflete nos seguintes itens:
- Consigo colocar-me no lugar do outro?
- É bom receber ajuda quando temos dificuldade?
- Como me sentiria se tivesse alguma dificuldade de aprendizagem? Será que teria tendência a isolar-me, seria excluído ou sentir-me-ia de fora?
- Como posso ajudar alguém a ultrapassar adversidades sem me prejudicar?
- Fazer por alguém é tirar a oportunidade de aprendizagem mas posso ensinar a fazer ou tornar essa tarefa mais fácil. Qual a melhor forma de ajudar alguém?
- No caso de uma dificuldade de visão, audição ou de locomoção, posso facilitar o acesso e mobilidade nececessárias?
- Para outro género de dificuldade de aprendizagem, será que me explico de forma calma, simples e clara para que o outro compreenda bem o que tento transmitir?
- Será que em sala de aula, contribuo para que haja um ambiente calmo e harmonioso, que facilite a aprendizagem para todos os alunos?
- Será que quando ajudo, faço um discurso em que sou o salvador e o outro é um coitadinho? Isso afasta quem precisa de ajuda.
- Será que quando ajudo, respeito a vontade, o espaço e privacidade do outro?
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, ajudares, pelo menos, duas pessoas que têm algum tipo de dificuldade na aprendizagem, seja de que idade for. Pode ser um familiar/amigo mais idoso com dificuldade em utilizar/ configurar telemóvel. Assim como pode ser amigo ou aluno da escola que saibas que tem alguma dificuldade, seja de que tipo for, e sintas que o teu apoio pode ser benéfico.
Coloca-te no lugar do outro e antes de o abordar, pensa no que seria mais útil e melhor se estivesses na sua situação. Por vezes, a pessoa já está perfeitamente adaptada e a melhor forma de a ajudares é sendo sua amiga sem a tratares com pena ou como coitadinha.
Respirações:
2ª: Abraço / 3ª: Pássaro / 4ª: Coração / 5ª: Flor
6ª: Chuva / sáb.: Montanha / dom.: Árvore
Convido-te a incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias. Experimenta fazer antes de estudar ou antes de dormir. No entanto, podes fazer no horário que for mais conveniente para ti. Se te ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Podes descobrir como se fazem com a professora Isabel Fernandes em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
2. Semana 2 - 30 set a 6 outubro
Missão 2 - Ser ponderado (parar, respirar, pensar e só depois agir)
Reflete nos seguintes itens:
- Ouço até ao fim antes de falar?
- Comunico de forma assertiva e eficaz com todos ao meu redor?
- Estou envolvido(a) em conflitos com frequência?
- Arrependo-me várias vezes do que faço e/ ou digo?
- O que digo e faço contribui de forma positiva para a minha vida, impacta favoravelmente a de alguém ou da comunidade?
- Posso melhorar a forma como me relaciono com os outros e como comunico?
Lanço o desafio de parar, respirar, pensar e só depois agir. Sê persistente e coloca em prática, pelo menos, em 4 ocasiões distintas, com interlocutores diferentes:
- Professores;
- Tutores/ pais;
- Colegas;
- Amigos.
Quando respiras, oxigenas o teu cérebro e células e tal dá-te a oportunidade e condições de pensar no que vais dizer e fazer. É um desafio que também te permite transformar em uma pessoa mais paciente, tolerante e calma. Parece fácil, não é? Conseguiste compreender como foi importante e como comportamento, gera comportamento?
Respirações:
2ª: Flor / 3ª: Árvore / 4ª: Montanha / 5ª: Coração
6ª: Abraço / sáb.: Chuva / dom.: Pássaro
Inclui momentos de calma nas tuas rotinas diárias. Experimenta fazer antes de estudar ou de dormir. Faz no horário mais conveniente e, se fizer sentido para ti, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Podes relembrar como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos. A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
21. Formulário - 2ª etapa
https://forms.office.com/e/fPp5CmCRc9
Faz o teu dia feliz!
20. Interrupção letiva - 3 a 9 fevereiro
Aproveita a pausa para:
- Proteger e desfrutar da Natureza;
- Desfrutar de atividades culturais como teatro, música, dança, etc;
- Ler, um ou mais, livros ao teu gosto e ritmo;
- Experimentar, uma ou mais, atividades desportivas novas.
Enquanto não vais de férias, redescobre a biblioteca da nossa escola, podes requisitar livros para ler na interrupção letiva. Em alternativa também tens a Biblioteca Municipal de Loures que está tão perto.
Sê feliz!
19. Semana 17 - 27 janeiro a 2 fevereiro
Missão 17 - Aprender a cozinhar
Cozinhar pode ser divertido e fazê-lo em família é ainda melhor.
O tema do desafio da semana é cozinhar em família.
Fica a sugestão de fazeres um lanche saudável para levares para a escola. Assim, ganha a saúde, poupas dinheiro e consegues ser mais pontual nas aulas.
5º Ano
Individual
- Escreve a receita de uma coisa deliciosa que a família fez em casa. Pode ser a tua refeição favorita, um lanche saudável para levar para a escola, um bolo saudável ou o teu preferido, uma salada que tenhas ajudado a preparar, etc.
- O objetivo é treinar a escrita no teclado do computador.
- Escreve o texto da receita no seguinte formulário https://forms.office.com/e/MqFSHy1q7B , que podes fazer na biblioteca da escola.
7º Ano
Individual ou em grupo
- Pesquisa na Internet a receita da tua comida favorita. Usa os motores de pesquisa Google, Sapo, Bing e Yahoo, de acordo com o que tens aprendido. Compara os resultados que tiveste, nos vários motores de busca, também com a receita que a tua família costuma fazer.
- Tendo em conta o que aprendeste nas tuas pesquisas, cria algo a teu gosto, na aplicação que quiseres, onde falas sobre a receita da tua comida favorita.
- Guarda o trabalho na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de usar os recursos da mesma. Deves utilizar, no mínimo, uma imagem e sê criativo (a). Experimenta e diverte-te!
9º Ano
Individual ou em grupo
Opção A:
- Cria um pequeno vídeo, com recurso ao Capcut ou outra aplicação à tua escolha, onde ensinas como fazer um lanche saudável, algo que possa ser feito por uma criança sozinha ou em família, para levar para a escola.
- Podes facultar a receita.
- Não há duração mínima nem máxima mas preferencialmente curto.
- Guarda o mesmo na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de adicionar som, imagens, clips de vídeo, fotos, gifs, stickers, transições. Diverte-te!
Opção B:
- Cria uma montagem (colagem) fotográfica, com o Capcut ou outra aplicação que desejares, de algo que tenhas preparado em família.
- Guarda o mesmo na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de experimentar e usar os recursos existentes. Diverte-te!
Opção C:
- Pesquisa na Internet sobre algo que queiras aprender a cozinhar. Usa os motores de pesquisa Google, Sapo, Bing e Yahoo, de acordo com o que tens aprendido. Compara os resultados.
- De acordo com o que aprendeste nas tuas pesquisas, cria algo a teu gosto, na aplicação que quiseres, onde falas sobre o queres aprender a cozinhar.
- Guarda o trabalho na tua cloud.
- Se quiseres podes adicionar posteriormente ao teu portfólio digital.
- O objetivo é que explores a aplicação de forma autónoma, não tenhas receio de usar os recursos da mesma. Experimenta e diverte-te!
18. Semana 16 - 20 a 26 janeiro
Missão 16 - Aceitar todos os gostos
Vamos descobrir um pouco mais sobre ti e os teus colegas?
17. Semana 15 - 13 a 19 janeiro
Missão 15 - Aprender com alguém mais novo
16. Semana 14 - 6 a 12 janeiro
Missão 14 - Convidar quem está sozinho para brincar e/ ou conversar
15. Interrupção letiva - 23 dezembro a 5 janeiro
Aproveita a pausa para:
- Proteger e desfrutar da Natureza;
- Desfrutar de atividades culturais como teatro, música, dança, etc;
- Ler, um ou mais, livros ao teu gosto e ritmo;
- Experimentar, uma ou mais, atividades desportivas novas.
Enquanto não vais de férias, redescobre a biblioteca da nossa escola, podes requisitar livros para ler na interrupção letiva. Em alternativa também tens a Biblioteca Municipal de Loures que está tão perto.
Sê feliz!
14. Semana 13 - 16 a 22 dezembro
Missão 13 - Colaborar para proteger espécies em risco e/ ou em extinção
- Sabes quais são as espécies em risco e/ou extinção em Portugal? E no resto do mundo?
- Conheces algumas instituições em Portugal que ajudam estes animais?
- Será que conheces a importância e o papel dos insetos polinizadores em Portugal e no resto do mundo?
- Sabias que podes ajudar a salvar os insetos polinizadores com algumas coisas relativamente simples?
- Podes criar um jardim ou horta em casa;
- Se tiveres interesse, podes contribuir para criar/ ajudar a manter o jardim e/ ou horta da nossa escola. Podes fazer algo individualmente ou em grupo na turma e, se fizer sentido para ti, podes debater a viabilidade disso com o (a) DT / o(a) docente de Ciências e também de TIC.
- Podes criar bebedouros para borboletas;
- Podes fazer hotéis de insetos;
- Podes construir abrigos para aves.
Podes fazer isso e muito mais, o céu é o limite!
O desafio desta semana é que contes aos teus familiares/ tutores ou aos teus amigos o que descobriste sobre os insetos polinizadores e, se for possível e do teu agrado, vai descobrir o hotel de insetos que se encontra nos jardins do Museu do Traje ou em outro local do distrito de Lisboa.
Se ficaste intrigado com este tema, podes dar uma vista de olhos no seguinte:
- Vídeo 3:07 "Está aberto o hotel para insetos" - https://ensina.rtp.pt/artigo/esta-aberto-o-hotel-para-insetos/ ;
- Vídeo 27:12 "Como ajudar os insetos polinizadores" - https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7774/e548373/estudo-do-meio-e-cidadania-1-ano ;
- Artigo "Como criar jardins para borboletas" - https://gulbenkian.pt/jardim/read-watch-listen/como-criar-jardins-para-as-borboletas/ ;
- Artigo "Como criar um jardim de borboletas em sua casa" - https://urbangreen.store/pt-pt/como-criar-um-jardim-de-borboletas-em-sua-casa/ .
13. Semana 12 - 9 a 15 dezembro
Missão 12 - Diferença entre amor e posse - Construir relações saudáveis e assertivas
12. Semana 11 - 2 a 8 dezembro
Missão 11 - Fazer sorrir os outros
Reflete nos seguintes itens:
- Hoje já sorri?
- Consigo encontrar motivos no meu dia-a-dia para sentir gratidão e sorrir?
- Consigo encontrar algo de positivo e sorrir independentemente do que acontece na minha vida?
- Será que as minhas ações e palavras fazem com que os outros se sintam bem ou mal?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, faças sorrir as pessoas ao teu redor, em especial:
- os teus pais ou tutores;
- os teus amigos;
- alguém que vejas que está triste.
Não precisas de fazer piadas nem de fazer cócegas a alguém. :) Experimenta ser gentil, dizer algo de positivo, valorizando o outro e observa como sorri.
11. Semana 10 - 25 nov a 1 dezembro
Missão 10 - Partilhar tarefas com alegria
Reflete nos seguintes itens:
- Será que gosto muito de fazer tudo à minha maneira e nem sempre me apercebo que há outras pessoas que também podem fazer a tarefa com sucesso?
- Será que comunico de forma positiva e assertiva e consigo delegar tarefas?
- Será que consigo partilhar tarefas com facilidade e alegria?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, que nos trabalhos de grupo que tens para fazer:
- comuniques de forma clara e assertiva as tarefas que cada um tem e os prazos das mesmas;
- te coordenes com tolerância, paciência e firmeza com todos os membros do grupo;
- verbalizes as tuas expetativas e receios em relação a todas as etapas dos trabalhos;
- sejas realista e te comprometas a aceitar apenas as tarefas que tens capacidade para cumprir;
- organizes o teu tempo, faças as tuas tarefas com atenção plena e cumpras os prazos.
10. Semana 9 - 18 a 24 novembro
Missão 9 - Transmitir positividade
Reflete nos seguintes itens:
- Será que as coisas que digo contribuem de forma positiva na minha vida e dos que me rodeiam?
- Será que comunico de forma positiva e assertiva?
- Se tenho de dizer algo que não é favorável, será que faço uma crítica construtiva?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, escrever uma mensagem positiva a, pelo menos três pessoas, que fazem parte da tua vida (família, colegas, amigos).
Desafio 2
Usando a aplicação VideoGen, que encontras em https://videogen.io/ , cria um vídeo com uma mensagem positiva, com recurso à inteligência artificial. Segue os passos:
1) Cria um utilizador (Sign up);
2) Confirmar o email e entrar no site;
3) Botão vermelho "Generate a video";
4) Opção "Rhyming Poem" no Choose a Template;
5) No campo "Outline your video" escreve "mensagem positiva";
6) Botão vermelho "Generate script";
7) No campo "Edit your script" aceita o que o narrador de inteligência artificial gerou assim como as restantes configurações. É só carregar em "Continue" e depois em "Generate Video".
8) Agora carrega no botão Play e se gostaste, podes guardar carregando no botão download. Se gostaste, podes partilhar com os teus pais ou tutores.
Faz o teu dia feliz!
Respirações:
2ª: Flor / 3ª: Árvore / 4ª: Montanha / 5ª: Coração
6ª: Abraço / sáb.: Chuva/ dom.: Pássaro
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
9. Semana 8 - 11 a 17 novembro
Missão 8 - Olhar para mim com amor e redescobrir como sou especial e talentoso
Reflete nos seguintes itens:
- Será que olho para mim com amor?
- Será que tento agradar aos outros porque não gosto de mim e tento compensar isso?
- Será que já descobri todos os meus talentos?
- Será que encontro tempo para fazer as coisas que gosto e sou bom?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, pega num post-it e escreve lá:
- Eu já sou Especial,
- Preenche o resto com teus 3 maiores talentos (podes escrever quantos desejares).
- Cola-o num espelho e, sempre que sempre que olhares para ele, relembra-te como és talentoso.
Desafio 2
Vamos criar uma nuvem de talentos. Cada aluno vai contribuir com o seu maior talento.
Respirações:
2ª: Pássaro / 3ª: Abraço / 4ª: Árvore / 5ª: Chuva
6ª: Montanha / sáb.: Flor/ dom.: Coração
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
8. Semana 7 - 4 a 10 novembro
Missão 7 - Ajudo a encontrar soluções
Reflete nos seguintes itens:
- Qual é a primeira reação quando as coisas não correm como quero ou espero?
- Essa reação ajuda-me a resolver o problema?
- Será que me foco no problema, stresso e fico encravado naquela situação?
- Será que aceito os obstáculos como oportunidade de crescimento e foco-me em encontrar soluções?
- Sou persistente e continuo até alcançar o meu objetivo ou fico frustrado e desisto à menor contrariedade?
Lanço o desafio 1 de, ao longo desta missão, sempre que tiveres uma situação que consideres difícil :
- pára,
- respira,
- lembra-te que tu consegues alcançar tudo a que te propões;
- foca-te em fazer uma lista com até 3 soluções para o teu problema;
escolhe uma das alternativas que encontraste e implementa-a.
Podes aplicar isto em todas as áreas da tua vida, na tua relação com os teus colegas e amigos, etc., na realização das tuas tarefas diárias, nos estudos...
Desafio 2
A nossa escola enfrenta vários desafios. Na tua opinião, lista os 3 maiores problemas com que te deparas no teu dia-a-dia e propõe, pelo menos, 1 solução para cada um deles. Envia-me essa lista para o email maria.teresa.mesquita.viana@aelsm.org.
As tuas escolhas fazem com que cries o teu caminho. Inspira-te! O impossível é apenas o que ainda não foi feito!
Respirações:
2ª: Pássaro / 3ª: Abraço / 4ª: Árvore / 5ª: Chuva
6ª: Montanha / sáb.: Flor/ dom.: Coração
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
7. Semana 6 - 28 out a 3 novembro
Missão 6 - Redescobrir pontos fortes em mim e nos que me rodeiam
Reflete nos seguintes itens:
- Quais as maiores qualidades que tenho em termos de personalidade?
- Quais os meus talentos?
- As coisas em que sou bom ou tenho mais facilidade a fazer são aquelas que me dão mais prazer?
- Todos temos pontos fortes e fracos e ninguém é perfeito. Se olhares com amor, atenção e positividade, consegues encontrar facilmente os pontos fortes dos que te rodeiam e também os teus...
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, fazeres uma lista com:
- os teus 5 pontos mais fortes;
- os 2 maiores pontos fortes dos teus pais ou tutores;
- os 2 maiores pontos fortes do teu melhor amigo;
- os 2 maiores pontos fortes do teu professor favorito.
Inspira-te com os exemplos positivos dos que te rodeiam e conquista os teus sonhos. Lembra-te que o impossível é apenas o que ainda não foi feito!
Respirações:
2ª: Chuva / 3ª: Montanha / 4ª: Flor / 5ª: Árvore
6ª: Pássaro / sáb.: Coração/ dom.: Abraço
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
6. Semana 5 - 21 a 27 outubro
Missão 5 - Ouvir o outro
Reflete nos seguintes itens:
- Deixo o outro falar até ao fim antes de começar a falar ?
- Se tenho um conflito ou diferença de opinião com alguém, ouço o outro até ao fim e procuro resolver tudo de forma calma e assertiva?
- Será que em sala de aula, contribuo para que haja um ambiente calmo e harmonioso, que facilite a aprendizagem para todos os alunos, e que ouço o(a) professor(a) até ao fim?
- Será que ouço e respeito as opiniões dos outros?
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, ouvires até ao fim, os teus tutores, professores e colegas e depois então diz o que pensas.
Respirações:
2ª: Árvore / 3ª: Coração / 4ª: Chuva / 5ª: Pássaro
6ª: Flor / sáb.: Abraço/ dom.: Montanha
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
5. Semana 4 - 14 a 20 outubro
Missão 4 - Conhecer e valorizar costumes diferentes
Os hábitos e costumes diferem de uma família para a outra. Essas variações podem ter várias causas desde a influência do local onde nasceram, onde viveram e também o contacto com outras famílias e costumes.
Reflete nos seguintes itens:
- Consigo colocar-me no lugar do outro?
- Será que acho que a minha maneira de fazer as coisas é sempre a mais acertada?
- Observo as outras pessoas ao meu redor e aprendo maneiras diferentes de fazer as mesmas coisas?
- Quando vejo algo diferente do que eu e a minha família fazemos, acho sempre que está errado?
- Gozo e/ou olho fixamente quando vejo alguém vestido de forma diferente da minha ou que estou habituado e que gosto?
- Aceito e respeito os costumes de todos os que me rodeiam, seja qual for a sua raça, etnia, nacionalidade, religião, etc.?
- Consigo valorizar os costumes diferentes dos meus?
- Será que em sala de aula, contribuo para que haja um ambiente calmo e harmonioso, que facilite a aprendizagem para todos os alunos, e que valorizo os costumes diferentes dos meus?
- Como me sentiria se fosse excluído por ter costumes diferentes?
- Como me sentiria se fosse gozado e/ou maltratado por ter costumes diferentes?
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, conheceres melhor, pelo menos, três pessoas que têm gostos e hábitos diferentes dos teus. Pode ser alguém:
- oriundo de outra região ou país;
- com uma faixa etária diferente da tua e/ou das pessoas com que lidas diariamente;
- com uma religião diferente da tua ou até ateu;
- de uma raça ou etnia diferente da tua;
- alguém que tenha gostos e hábitos diferentes dos teus (na música que ouve, no que lê, come, como se veste, a falar ou até nas outras atividades extracurriculares que faz).
Respirações:
2ª: Montanha / 3ª: Chuva / 4ª: Pássaro / 5ª: Abraço
6ª: Coração / sáb.: Árvore / dom.: Flor
Experimenta incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias, antes de estudar ou de dormir. Faz no horário que for mais conveniente para ti. Se ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Relembra como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
4. Formulário - 1ª etapa
Tiveste a oportunidade de realizar 3 missões e as 7 respirações conscientes com a professora Isabel Fernandes.
Preenche o formulário https://forms.office.com/e/G7FTvpuX9m para fazer um ponto de situação mensal.
É muito rápido.
Gratidão!
3. Semana 3 - 7 a 13 outubro
Missão 3 - Ajudar alguém com alguma dificuldade na aprendizagem
Reflete nos seguintes itens:
- Consigo colocar-me no lugar do outro?
- É bom receber ajuda quando temos dificuldade?
- Como me sentiria se tivesse alguma dificuldade de aprendizagem? Será que teria tendência a isolar-me, seria excluído ou sentir-me-ia de fora?
- Como posso ajudar alguém a ultrapassar adversidades sem me prejudicar?
- Fazer por alguém é tirar a oportunidade de aprendizagem mas posso ensinar a fazer ou tornar essa tarefa mais fácil. Qual a melhor forma de ajudar alguém?
- No caso de uma dificuldade de visão, audição ou de locomoção, posso facilitar o acesso e mobilidade nececessárias?
- Para outro género de dificuldade de aprendizagem, será que me explico de forma calma, simples e clara para que o outro compreenda bem o que tento transmitir?
- Será que em sala de aula, contribuo para que haja um ambiente calmo e harmonioso, que facilite a aprendizagem para todos os alunos?
- Será que quando ajudo, faço um discurso em que sou o salvador e o outro é um coitadinho? Isso afasta quem precisa de ajuda.
- Será que quando ajudo, respeito a vontade, o espaço e privacidade do outro?
Lanço o desafio de, ao longo desta missão, ajudares, pelo menos, duas pessoas que têm algum tipo de dificuldade na aprendizagem, seja de que idade for. Pode ser um familiar/amigo mais idoso com dificuldade em utilizar/ configurar telemóvel. Assim como pode ser amigo ou aluno da escola que saibas que tem alguma dificuldade, seja de que tipo for, e sintas que o teu apoio pode ser benéfico.
Coloca-te no lugar do outro e antes de o abordar, pensa no que seria mais útil e melhor se estivesses na sua situação. Por vezes, a pessoa já está perfeitamente adaptada e a melhor forma de a ajudares é sendo sua amiga sem a tratares com pena ou como coitadinha.
Respirações:
2ª: Abraço / 3ª: Pássaro / 4ª: Coração / 5ª: Flor
6ª: Chuva / sáb.: Montanha / dom.: Árvore
Convido-te a incluir momentos de calma nas tuas rotinas diárias. Experimenta fazer antes de estudar ou antes de dormir. No entanto, podes fazer no horário que for mais conveniente para ti. Se te ajudar, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Podes descobrir como se fazem com a professora Isabel Fernandes em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos . A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.
2. Semana 2 - 30 set a 6 outubro
Missão 2 - Ser ponderado (parar, respirar, pensar e só depois agir)
Reflete nos seguintes itens:
- Ouço até ao fim antes de falar?
- Comunico de forma assertiva e eficaz com todos ao meu redor?
- Estou envolvido(a) em conflitos com frequência?
- Arrependo-me várias vezes do que faço e/ ou digo?
- O que digo e faço contribui de forma positiva para a minha vida, impacta favoravelmente a de alguém ou da comunidade?
- Posso melhorar a forma como me relaciono com os outros e como comunico?
Lanço o desafio de parar, respirar, pensar e só depois agir. Sê persistente e coloca em prática, pelo menos, em 4 ocasiões distintas, com interlocutores diferentes:
- Professores;
- Tutores/ pais;
- Colegas;
- Amigos.
Quando respiras, oxigenas o teu cérebro e células e tal dá-te a oportunidade e condições de pensar no que vais dizer e fazer. É um desafio que também te permite transformar em uma pessoa mais paciente, tolerante e calma. Parece fácil, não é? Conseguiste compreender como foi importante e como comportamento, gera comportamento?
Respirações:
2ª: Flor / 3ª: Árvore / 4ª: Montanha / 5ª: Coração
6ª: Abraço / sáb.: Chuva / dom.: Pássaro
Inclui momentos de calma nas tuas rotinas diárias. Experimenta fazer antes de estudar ou de dormir. Faz no horário mais conveniente e, se fizer sentido para ti, coloca um lembrete no telemóvel para evitar que te esqueças.
Podes relembrar como se fazem, com a professora Isabel Fernandes, em https://magic-seed.wixsite.com/meusite/videos. A linguagem utilizada é mais infantil mas as respirações conscientes são adequadas a todas as crianças e adultos.